O que é Coaching

Coaching é o processo que visa auxiliar o profissional a desenvolver e executar suas metas em conjunto com seu estilo de comportamento , através do aumento da autoestima, confiança  e foco nas competência que requeiram desenvolvimento.

Tem como objetivo  direcionar o ser humano no fortalecimento de sua segurança e otimização de suas competências alinhadas com sua meta pessoal ou profissional, bem como  as habilidades  exigidas para alcançar o estado desejado com sustentabilidade e ética.

Estimulando o autoconhecimento e resgatando significativa mente  sua autoestima e conscientização da sua capacidade para a  alcançar a meta traçada.

O Coach (profissional habilitado) garante o apoio que faz o Coachee (cliente)  brilhar, contribuindo na descoberta e caminhada pela estrada de  seus sonhos, metas e sua realização com engajamento e realização.

Estilos de Coaching:

Profissional ou Executivo:
Visa capacitar o gestor na sua performance e excelência pessoal e profissional. Apoia o gestor na identificação e realização das metas e propósito das atividades profissionais. O Coach  profissional / executivo  objetiva o equilíbrio dos propósitos da carreira profissional , de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na carreia, na família e na sociedade. Enfatiza seus conceitos de ética e valores. Habilita o gestor para reconhecer as diversas formas de ação no seu trabalho, valorizando seus subordinados e combatendo as ocorrências, de forma a criar um ambiente profissional saudável.

Pessoal ou Coaching de Vida:
Objetiva a capacitação das pessoas na auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores e propósito de vida. A meta à ser trabalhada pode estar associada a: vida  pessoal, relações humanas, espiritual, financeira, profissional, familiar, saúde  e outras. O Coach vai apoiar o Coachee na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na habilidade em superar os desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching , o foco é no presente e no futuro, e o Coach trabalhará para manter o Coachee em ação para que, ao final, ele realize ao que se propôs.

Desempenho ou  Coaching de Engajamento:
Tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade  no crescimento profissional e ou pessoal. O mesmo atinge sus metas ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que eles identifiquem e removam obstáculos de desempenho.

O Coaching de Engajamento é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas, pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas. Além disto, ele é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas, serviços e administrativas.

O tempo estimado para o sucesso do coaching é de 3  a 6 meses para cada meta traçada.